x-fragmentos (português) - pronto

14th May 2015, 02:11
Sobre nuestra salida de la Corriente Comunista Internacional

Es tiempo que las organizaciones dichas de izquierda empezen a reflexionar en serio acerca de sus dinámicas política y organizacional internas. Lo que se vee es una dificultad extrema en el crecimiento, que aparenta originarse del hecho que las estructuras organizacionales no son capables de soportar un número mayor de militantes. Así se crea una dinámica en que tendencias "expansionistas" u "oportunistas" llevan a una crisis, con la reafirmación de tendencias "conservadoras", las cuales expurgan las organizaciones para defender la estructura contra los riesgos del crecimiento.

Es preocupante que se raciocine como se fuera posible que una organización pueda basarse exclusivamente sobre lineas programáticas, y se llegue a criticar los lazos personales entre militantes - que son inevitables en cualquier organización, y sin los cuales no hay discusión política que pueda fundar la linea - como manifestaciones "clánicas" de oportunismo personalista.

(***)

19th June 2007, 04:05
Aborto no Brasil

19th June 2007, 04:05

//Quote:
Originally posted by in_motion@May 21, 2007 01:35 pm

E falei assassinato porque considero vida a partir de tal época. Não que a lei deva colocar no mesmo patamar uma mulher que aborta com 9 meses e um cara que enfia um cortador de gelo na cabeça de outro.//

Toma cuidado, essa posição agora é motivo para restrição… te aconselho a não expressar isso em inglês.

(***)

21st May 2007, 12:17

Quote:
Originally posted by in_motion@May 21, 2007 12:03 am
Luis, eu fiz uma brincadeira pra expressar meu odio com relacao aos catolicos e moralistas em geral. Não estou utilizando isso como slogan de campanha alguma, afinal esse forum não é realmente abrangente; muito menos desejo suas mortes, o resto da vida sendo reeducado em uma gulag seria o suficiente :P h34r:

É, o problema é que a esquerda brasileira, além de uma tradição de machismo, tem uma outra tradição, talvez relacionada, que é a tradição militarista. Quando eu era garoto, a esquerda estava começando a fazer o balanço do desastre da guerrilha urbana, mas ainda era dominada pelo raciocínio militar (e quem pode confiar em "viados" na luta armada? - esse era o clima dominante).

Quote:
To brincando. Mas tem de haver uma distincao entre a esquerda e "esquerda". Distinguir quem necessita de trabalhar, em quem necessita de ser trabalhado, e dar oportunidade pras pessoas de mudar delado.

É claro. Para colocar em termos límpidos: um sujeito que se revolta contra a exploração e quer participar da greve, da passeata, do movimento operário ou estudantil, mas que é contra o aborto, é alguém a ser recuperado para uma posição melhor. Um outro, que é a favor do aborto, e da separação entre a cidade e o morro, a favor da redução da idade penal, e acha que greve é coisa de quem não quer trabalhar, eu acho que é inimigo de classe. As possibilidades de ele mudar são mínimas.

Quote:
Como ja foi exaustivamente discutido aqui, o próprio Fidel ja foi homofobico, e agora mudou radicalmente de posicao com relacao a isso. Essa nocao sobre homossexualidade era comum a toda a sociedade. E se necessita de uma grande quantidade de reflexao pra se livrar desse tipo de coisa.

É verdade. Mais ainda: foi depois que os homossexuais passaram a se organizar e a reivindicar, que essa mudança começou a acontecer. O que reforça o que a gente já sabe: o caminho da transformação social é o caminho da luta.

Quote:
De qualquer jeito, vc se enganou com relacao ao aborto.
Aborto é a remocao/expulsao do feto/embriao do útero, causando/resultando da morte do mesmo; antes de vinte semanas de gestacao de acordo com a medicina (depois é considerado inviavel; e por mim considerado assassinato).

Pode ser. Não muda o fundamental: o aborto é um último recurso. A prevenção deve ser sempre priorizada.

Nunca ouvi falar que o aborto seria inviável depois de vinte semanas de gestação - aliás um dos debates nos Estados Unidos é o aborto tardio, inclusive aquele que a direita chama "partial birth abortion". Ao que eu saiba, é mais perigoso para a gestante quanto mais tardio, mas inviável não é.

E também não é, de jeito nenhum, assassinato. Aliás, aqui, a sua posição está bem à direita da legislação burguesa brasileira, para a qual constitui um crime diferente, muito menos grave.

(***)

20th May 2007, 21:54

Originally posted by in_motion@May 19, 2007 05:40 am
Pergunta: Necessita-se de cirurgia para fazer um aborto?

Ao que eu saiba, um aborto é uma cirurgia. Aliás, esse é um dos motivos para lutar pela legalização: para que seja feito em hospitais ou clínicas, por médicos obstetras - não em casa, por parteiras ou pela própria gestante. Só por aí já dá pra ver a diferença: vc não precisa de profissionais para usar camisinha ou pilula.

Quote:
Morte a eles.
=D

Isso: morte a quem discorda da gente; é um ótimo começo para uma democracia operária… <_<

Quote:
Eu já houvi falar mto do moralismo das forças de esquerda durante a nossa história, mas "ter sido pior" não e razão para continuar ruim.

Não, não é, e ninguém defende que continue ruim. Mas as coisas não mudam por mágica, é preciso trabalhar, convencer as pessoas, etc. Coisa que não se consegue com slogans do tipo "morte a eles". Além disso, se já foram piores, é sinal de que estão mudando, e para melhor.

Trinta anos atrás era uma raridade um esquerdista que não achasse que a homossexualidade era um sintoma de "decadência burguesa", e não acreditasse que simplesmente não existiria no socialismo. Hoje as mesmas pessoas que eu conheci defendendo essas besteiras sabem que não é assim… as pessoas mudam, sem que seja necessário ameaçá-las.

(***)

19th May 2007, 02:25

Quote:
Originally posted by Dr. Rosenpenis@May 18, 2007 11:50 pm
Quote:
O aborto é um péssimo meio anti-concepcional.
Eu acho esse julgamento um pouco moralista, não?

Não - como toda intervenção cirúrgica, o aborto é um bocado agressivo. Existem meios anti-concepcionais muito melhores, como os que eu citei antes, e o aborto é um último recurso, quando os outros falharam ou não foram usados.

Quote:
Eu acho hipocrisia por parte de esquerdistas contra o aborto se posicionarem contra a liberdade da mulher e, portanto contra a igualdade entre os sexos, e se dizerem esquerdistas e “contra a desigualdade”.

Também acho, mas infelizmente há quem não concorde.

Quote:
Porque a sociedade Brasileira é conservadora é evidente. O que é realmente preocupante, e o motivo por qual eu abri essa discussão, é o conservadorismo da esquerda no Brasil.

Olha, já foi muito pior…

(***)

18th May 2007, 14:57

Quote:
Originally posted by Dr. Rosenpenis@May 16, 2007 10:06 pm
O próprio Luís Henrique já declarou que ele é contra o aborto mais a favor da legalização do aborto. A primeira postura é irrelevante, mais no mínimo estranho pra alguém de esquerda.

Por que estranha?

O que seria ser "a favor do aborto"? O aborto é um péssimo meio anti-concepcional. Eu sou a favor da camisinha, da pílula, da pílula do dia seguinte, do sexo anal e oral, da menopausa, da vasectomia e do DIU - e se tudo isso falhar, o aborto tem de estar disponível, legal, barato e acessível, sem burocracia. Criança não pode ser castigo para imprevidência ou incompetência no uso de anticoncepcionais.

Mas se alguém, homem ou mulher, me vier dizer que prefere o aborto como anti-concepcional, que é mais cômodo que a camisinha, mais seguro que o DIU ou mais eficaz que a pílula, então eu sou obrigado a concluir que essa pessoa não sabe do que está falando ou não bate bem da bola.

A "esquerda" e a "direita" nunca foram definidas em função de posições pró ou contra o aborto. De direita é quem é a favor da desigualdade, de esquerda é quem é contra. Está cheio de pessoas que são totalmente a favor da desigualdade, do capitalismo, e são a favor da legalização do aborto. O contrário é mais raro hoje em dia, mas já foi extremamente comum e não tem nada de impossível. Como vc mesmo diz,

Quote:
ha uma grande tendência no Brasil, até mesmo na esquerda, de oposição a liberdade de abortar a gravidez.

Eu acho que a legislação contra o aborto é lesiva aos interesses da população mais pobre, porque gravidez indesejada é sempre pior quando o dinheiro é pouco, e porque o aborto clandestino é sempre feito em piores condições por quem não pode pagar. E acho que o argumento de que o desemprego, a miséria, a falta de terra, etc, são problemas mais importantes ou mais urgentes, é falso, não porque a miséria não seja pior do que a proibição do aborto, mas porque a legalização do aborto ajudaria a reduzir a miséria. Mas é um argumento corrente entre a esquerda brasileira, e não só na "esquerda católica" como também entre os estalinistas.

Quote:
Você não acha que a negação dessa liberdade da mulher é um tremendo ato de machismo pela parte do estado?

Eu acho que é muito mais hipocrisia por parte da sociedade. Na prática, há milhares de abortos no Brasil, e é raríssimo alguém ser preso por causa disso. O que quer dizer que a lei é hipócrita, existe para não ser cumprida…

(***)

13th May 2007, 15:39

Quote:
Originally posted by Dr. Rosenpenis@May 12, 2007 03:20 am
Antes da vinda do papa ao Brasil, já havia uma tentativa de discutir o tema. Eu não sei por que, ha uma grande tendência no Brasil, até mesmo na esquerda, de oposição a liberdade de abortar a gravidez. Ou no mínimo de oposição ao aborto. Simplesmente se opor ao aborto é uma posição que só importa pra quem esta grávida. O que realmente importa é a legalização do aborto. Pra mim é perfeitamente obvio: a mulher tem total controle sob seu próprio corpo e as coisas la dentro.
Qual é a sua opinião? Porque que você acha que o Brasil esta tão atrasado neste aspecto social em relação ao resto do mundo. Até os Norte Americanos puritanos legalizaram o aborto! É a influencia da igreja católica? Porque essas leis reacionárias e porque essa mentalidade retrograda?

Bom, primeiro de tudo, a influência da Igreja Católica; está declinando mas ainda é poderosa. Depois o extremo sentimentalismo que é cultivado pela classe dominante brasileira (o que, de certa forma, tem seu lado positivo, pelo menos não há pena de morte no Brasil). E a situação legal no Brasil é uma espécie de compromisso - o aborto é proibido, mas não é equiparado ao homicídio, há exceções previstas (casos de estupro e risco de morte da mulher), o que torna viável modificações da situação através de simples decretos, etc.

Na prática, o aborto é proibido mas eu nunca ouvi falar de um único caso de mulher que tenha ido para a cadeia por causa disso - alguns médicos e parteiras, sim, quando a polícia não consegue sua propina, mas gestantes, nunca…

E, no que toca à esquerda, sempre há aquele argumento, sacana mas que tem um certo fundo de verdade, de que existem coisas mais importantes do que isso a serem discutidas.

(***)

10th May 2007, 17:59
Texto sobre governo local de esquerda - 1998

(fim)

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License